quinta-feira, 25 junho , 2026

Multa para uso de drogas em público é aprovada em Tubarão

A Câmara de Vereadores de Tubarão aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que aplica multas a quem for flagrado utilizando ou portando drogas ilícitas em áreas públicas da cidade. A proposta, que prevê penalidades de cinco a dez UFMs, também contempla incentivos para tratamento de dependência química.

Projeto prevê multas e ações educativas

A nova legislação impõe multa de cinco UFMs (Unidades Fiscais Municipais) ao infrator, que pode dobrar em casos específicos. Entre os locais onde a infração resulta em penalidade mais severa estão:

  • Dependências ou proximidades de escolas e hospitais;
  • Áreas de sedes de entidades culturais, recreativas e esportivas;
  • Unidades militares ou policiais;
  • Praças, beira-rio e transportes públicos.

Atualmente, o valor de cada UFM é de R$ 197,19, o que torna a multa básica equivalente a R$ 985,95, podendo alcançar R$ 1.971,90 nos casos mais graves.

Segundo o texto do projeto, a medida busca atuar de forma preventiva, educativa e punitiva para mitigar o consumo de entorpecentes em espaços públicos.

Tratamento e destinação dos valores arrecadados

Caso sancionada, a lei permitirá ao infrator optar por tratamento voluntário contra a dependência química. Neste caso, a multa será suspensa, desde que haja comprovação de frequência ao tratamento no período determinado por um médico responsável.

Os valores arrecadados com as multas poderão ser destinados a:

  • Programas de prevenção às drogas do município;
  • Benefício de entidades conveniadas que atuam no combate às drogas.

Além disso, o município será responsável por fiscalizar, autuar os infratores e garantir a destruição das substâncias apreendidas.

Projeto é refeito após ajustes legais

A proposta aprovada nesta semana é uma versão revisada de um projeto anterior, vetado por vício de origem no início do ano. O autor, vereador Erivelton Fileti (PSD), explicou que a nova versão foi aprovada graças ao consenso entre os parlamentares e à correção de falhas no texto original.

“Agora todos os vereadores concordaram e assinaram o novo projeto, que está adequado às exigências legais”, destacou Fileti.

Medida segue exemplo estadual

A iniciativa municipal segue os passos da lei sancionada em julho pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). No âmbito estadual, o porte e uso de drogas em locais públicos resultam em multa de um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.412,00. Os recursos são destinados a fundos voltados para a segurança pública, combate às drogas e saúde.

 

Continue lendo

Comércio de Laguna terá horário flexível durante jogo da Seleção Brasileira

FOTO Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Laguna e Região (Sindilojas) firmou um acordo coletivo com o Sindicato dos...

Braço do Norte pretende retomar obra do centro administrativo e planeja contorno viário

IMAGEM Divulgação, Notisul TEMPO DE LEITURA: 4 minutos A Prefeitura de Braço do Norte trabalha para retomar a construção do novo centro administrativo municipal, obra iniciada...

Casamento Comunitário oficializa união de 40 casais neste domingo em Criciúma

FOTO Arquivo Decom Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Quarenta casais irão oficializar a união civil neste domingo (28) durante mais uma edição do Casamento...

Pelo Estado – MPSC denuncia envolvidos em Operação DNA do Crime 

  O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ofereceu denúncia contra uma advogada, vários empresários de uma mesma família, pessoas ligadas a eles e agentes...

Farol Shopping e Colégio Dehon promovem Arraial Solidário com show gratuito em Tubarão

IMAGEM Divulgação, Notisul TEMPO DE LEITURA: 4 minutos  O Farol Shopping e o Colégio Dehon promovem entre os dias 3 e 5 de julho mais uma...

Imbituba amplia apoio aos produtores rurais com aquisição de trator e máquina de silagem

FOTOS PI Divulgação Notisul A Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), adquiriu um trator e uma máquina...

Meleiro assina ordem de serviço para revitalização da praça central

FOTOS PM Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos O prefeito de Meleiro, Anderson Scardueli, o Nino (PL), assinou na manhã desta quinta-feira (25) a ordem...

Michelle nega briga com Flávio Bolsonaro e defende união para eleições de 2026

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (25) que não existe disputa ou desentendimento com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e defendeu a...